OA608 Estudos em Arte e Imagens Técnicas 1: “Fotografar/filmar o confinamento”

Disciplina optativa oferecida em Período Especial Remoto – 3o ciclo 2020

Prof. Felipe Prando – felipeprandoufpr@gmail.com

30 horas

17 vagas

Período: de 11/08/20 até 22/09/20

Encontros síncronos às terças feiras das 9:00 às 11:00

EMENTA
Estudo de tópicos específicos no campo da relação entre a Arte e as imagens técnicas
(fotografia, vídeo, etc.).

PROGRAMA
Tema: Fotografar/filmar o confinamento
Neste dias de distanciamento social e confinamento, proliferam imagens que apresentam o que podemos ver através das janelas de casa, das telas e de projeções em edifícios. São imagens que pensam nosso tempo a partir da relação com o que está fora de nosso alcance, apesar de dentro do nosso campo de visão. Espécies de miragens, imagens daquilo que não alcançamos. Espaços e tempos que por hora deixam ser habitados por nossos corpos. Gestos que muitas vezes buscam elaborar a questão sobre como continuar a trabalhar no confinamento.
Das múltiplas questões que podem brotar deste cenário, esta disciplina propõe o desenvolvimento de uma pesquisa poética (trabalho artístico) a partir das seguintes questões: quando giramos a câmera para dentro de nossas casas como fotografar/filmar as imagens que configuram o segundo plano das lives e reuniões virtuais?; e como filmar/fotografar no confinamento converte-se em como filmar/fotografar o confinamento?

  1. As práticas documentárias entre a verdade e a ficção.
  2. A invenção do cotidiano: a vida diária como campo de análises e experimentação.
  3. Memórias, arquivos, classificações e ordenações.

CRONOGRAMA DETALHADO DE EXECUÇÃO
Inicio: dia 11/08
Fim: 22/09
Atividades síncronas (CH 10h)
Atividade assíncrona: pesquisas artísticas e leituras de textos (CH 10h)
Atividade assíncrona: desenvolvimento da pesquisa poética (CH 10h)
Dia dos encontros: sempre às terças-feiras, das 09h às 11h.
Datas dos encontros: 11/08; 18/08; 25/08; 01/09; 22/09.
Plataforma para os encontros: Teams

OBJETIVO GERAL
Realizar uma pesquisa poética, preferencialmente, em fotografia e/ou vídeo.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Identificar e analisar diferentes formas compreensões de mundo e memória em diferentes tempos e espaços das histórias latino-americanas;
Conhecer e utilizar conhecimentos historicamente construídos sobre a prática fotográfica/fílmica documental como forma de análise e reflexão do contexto social e cultural latino-americano;
Estabelecer um repertório de práticas documentárias latino-americanas.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Os encontros síncronos (CH 10h) serão precedidos de atividades assíncronas (CH 10h) como leituras e pesquisas referentes aos conteúdos da disciplina que orientarão a realização da pesquisa poética (CH 10h). As atividades síncronas e assíncronas serão realizadas através da plataforma Teams.

FORMAS DE AVALIAÇÃO
1,0 ponto: Participação e engajamento nas atividades síncronas e assíncronas;
3,0 pontos: Realização e entrega dos roteiros de estudos que antecederão os encontros
síncronos (as entregas deverão preceder os encontros síncronos);
6,0 pontos: Desenvolvimento da pesquisa poética, preferencialmente, em fotografia e/ou
vídeo (a entrega deverá ocorrer entre os dias 22 e 24/09).
Critérios para avaliação da pesquisa poética:
-Adequação à proposta estabelecida pelo professor;
-Aprofundamento das experimentações para uma melhor solução dos problemas em questão;
-Resolução técnica adequada à proposta temática de escolha do aluno;
-Forma de apresentação dos resultados;
-Qualidade poética: soluções formais e conceituais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AGUIAR, Carolina Amaral. Imagens possíveis no confinamento: Jafar Panahi e Chris Marker. Revista Zum, Especial Zum na Quarentena. Disponível em: https://revistazum.com.br/zumquarentena/confinamento-panahi-marker/. Acessado em 20 de julho de 2020.
BONI, Paulo Cesar. O nascimento do fotodocumentarismo de denúncia social e seu uso como “meio” para transformações na sociedade. Revista STUDIUM, nº28, inverno 2009. Disponível em: https://www.studium.iar.unicamp.br/28/07.html. Acessado em 20 de julho de 2020.
EXPÓSITO, Alberto Martín. O tempo suspenso: fotografia e relato. Revista STUDIUM, nº16, outono de 2004. Disponível em: https://www.studium.iar.unicamp.br/16/5.html. Acessado em 20 de julho de 2020.
FERRER, Mónica Villares. Contexto para um nascimento/invenção: a “Fotografia Latino-Americana” como conceito. Revista STUDIUM, nº38, novembro/2016. Disponível em: https://www.studium.iar.unicamp.br/38/05/index.html#_edn1. Acessado em 20 de julho de 2020.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CUENCA, J.P.. Diário audiovisual de um quarentena. Revista Zum, Especial Zum na quarentena. Disponível em: https://revistazum.com.br/zum-quarentena/diario-quarentena/. Acessado em 20 de julho de 2020.
DIDI-HUBERMAN, Georges; GISINGER, Arno. Compreender por meio da fotografia. Revista Zum, nº13, outubro de 2017. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-13/compreender-por-meio-da-fotografia/. Acessado em 20 de julho de 2020.
JINKNSS, Naiara; LEÃO, Ryane. Converas na quarentena. Revista Zum, Especial Zum na quarentena. Disponível em: https://revistazum.com.br/zum-quarentena/conversas-naiararyane/. Acessado em 20 de julho de 2020.
MELENDI, María Angélica. Arquivos do Mal / Mal de Arquivo – I. Revista Studium, nº11, primavera 2002. Disponível em: https://www.studium.iar.unicamp.br/11/7.html . Acessado em 20 de julho de 2020.
RESTIFFE, Mauro; SAAVEDRA, Carola. Conversas na quarentena. Revista Zum, Especial Zum na quarentena. Disponível em: https://revistazum.com.br/zum-quarentena/conversas-naquarentena-1/. Acessado em 20 de julho de 2020.
TACCA, Fernando de. O gigante campesino de Martin Chambi. Revista Studium, nº22, primavera 2005. Disponível em: https://www.studium.iar.unicamp.br/22/07.html. Acessado em 20 de julho de 2020.

ATENÇÃO: após confirmada a matrícula, entre em contato com o professor ANTES do início das aulas.