Mais disciplinas: Terceiro ciclo do Período Especial Remoto

As disciplinas oferecidas no Segundo Ciclo tiveram bastante procura. Então aí vem mais!

Lembrando que a inscrição nas disciplinas é totalmente voluntária, não há qualquer tipo de obrigatoriedade em cursá-las ou prejuízo em não cursá-las. (Para entender melhor o que é o Período Especial Remoto, clique aqui)

Neste ciclo de ofertas temos cinco disciplinas, com 90 vagas no total:

OA608 Estudos em Arte e Imagens Técnicas: “Fotografar/filmar o confinamento” (Prof. Felipe)

17 vagas (4 reservadas para calouros)

Neste dias de distanciamento social e confinamento, proliferam imagens que apresentam o que podemos ver através das janelas de casa, das telas e de projeções em edifícios. São imagens que pensam nosso tempo a partir da relação com o que está fora de nosso alcance, apesar de dentro do nosso campo de visão. Espécies de miragens, imagens daquilo que não alcançamos. Espaços e tempos que por hora deixam ser habitados por nossos corpos. Gestos que muitas vezes buscam elaborar a questão sobre como continuar a trabalhar no confinamento.

OA624 Estudos em Fotografia: “A história da fotografia pelo trabalho de mulheres fotógrafas”. (Prof. Juliana)

21 vagas (5 reservadas para calouros)

Nessa disciplina será abordada a história da fotografia pelo estudo das produções de mulheres fotógrafas, suas biografias e abordagem de seus trabalhos, confrontando estes com as características mais gerais dos períodos artísticos/fotográficos. Além disso serão discutidos textos que fundamentarão as abordagens dos trabalhos e a leitura de imagens aplicada à fotografia, entendendo este procedimento na especificidade da fotografia.

OA638 Estudos em Pintura 1: “Artes Visuais em tempos de relações não presenciais”. (Prof. Geraldo)

20 vagas (4 reservadas para calouros)

A partir do reconhecimento da pintura como linguagem historicamente presencial, a disciplina orientará os estudantes na proposição de enunciados pictóricos que, mantendo relações com a pintura historicamente estabelecida, possibilitem experiências artísticas equivalentes, por meios não presenciais.

OA640 Estudos em Poéticas Visuais 1: “O livro e o tempo” (Prof. Emanuel)

17 vagas (3 reservadas para calouros)

Desenvolvimento de pesquisa em arte com ênfase no objeto livro e suas relações possíveis com a questão do tempo.

  1. Por que o livro e o tempo?
  2. O livro e o livro de artista
  3. O livro e o tempo do livro
  4. O livro e o espaço do livro

OA641 Estudos em Poéticas Visuais 2: “Vida sensível, Arte e arquivo” (Prof. Caroline)

25 vagas (6 reservadas para calouros)

Este curso propõe investigar o “arquivo” como conceito e dispositivo, por meio da leitura de textos e análise de trabalhos artísticos, tendo como ponto de partida uma introdução ao pensamento arqueológico de Giorgio Agamben, que reafirma a exigência de escavar o passado para acessar o presente, e as reflexões de Emanuele Coccia, que ressalta a influência fundamental do sensível em nossas existências, graças às sensações sobrevivemos. Neste percurso de estudo, questionando a tradição histórica, a memória e a persistência de esquecimentos, indagaremos como a arte pode criar imaginários a partir de rastros e restos.

As disciplinas serão desenvolvidas de forma totalmente remota, com atividades síncronas (encontros virtuais previamente marcados) e assíncronas (atividades para serem realizadas no horário mais adequado para cada estudante). As presenças serão controladas apenas pela entrega das atividades programadas. Caso ocorra algum problema pessoal durante o curso, é permitido o cancelamento da disciplina a qualquer momento, sem qualquer prejuízo para a ou o estudante.

As matrículas deverão ser realizadas exclusivamente pelo SIGA a partir do dia 01 até 05 de agosto 17h. (Clique aqui para o tutorial de uso do SIGA)

As vagas são limitadas e o sistema utiliza as regras da Universidade para atribuir automaticamente as prioridades de matrícula, não havendo interferência dos professores ou da coordenação. (Os critérios de prioridade de matrícula estão descritos na Resolução 37/97 CEPE, no artigo 49, e resumidamente, os alunos periodizados têm prioridade, seguidos pelos alunos em situação de jubilamento, na sequência, o critério de prioridade é a antiguidade, GRR mais antigo tem prioridade em relação a GRR mais novo, o último critério de prioridade é o desempenho dado pelo IRA).

As e os estudantes que tiverem sua matrícula efetivada devem entrar em contato com as e os docentes das disciplinas para obter as informações necessárias para o início das aulas, tais como links e senhas de salas virtuais.

Não haverá período de ajuste de matrículas, portanto escolha com sabedoria. Se não tiver certeza de seu interesse pela disciplina, deixe a vaga liberada para uma ou um colega.

As matrículas no Período Especial Remoto da UFPR são restritas às e aos estudantes vinculados aos cursos de graduação, não serão aceitas matrículas em disciplinas eletivas ou isoladas.

Mais informações sobre o Período Especial Remoto e respostas de dúvidas, acesse aqui.

Deixe um comentário